sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Constituição de 1988

A Constituição de 1988 trouxe alguns avanços, mas não deixa de ser conservadora. Se pegarmos alguns pontos, veremos que se avançou e também deixou lacunas e, que não mexeu na estrutura do sistema político, econômico e social.
Os analfabetos tiveram uma vitória com a garantia do direito a voto. Que bom ter o direito a voto, mas o analfabeto também ganharia se o empenho fosse também no sentido de acabar com o analfabetismo. O analfabetismoainda é muito grande, não se pode contentar-se em apenas ir votar.
Os menores entre 16 a 18 anos também ganharam o direito ao voto. Mas e o direito de um emprego para esses jovens? A taxa de desempregados nessa idade ainda é muito grande, apesar das melhoras nos números de emprego no Brasil.
O racismo virou crime inafiançável! Isso acabou com o racismo? Claro que não! Os descriminados precisam de muito esforço para conseguir emprego, o negro contínua ganhando menos que o branco.
Essa constituição, nada mais é, do que uma maquiagem para esconder os problemas que o sistema capitalista deixa para os mais pobres. É uma Constituição "burguesa", que apenas legitima a pobreza e a concentração de renda. Uma Constituição descente, precisa tratar claramnete do problema da concentração de renda, de uma educação pública para todos, e não ficar pensando só na questão de ir votar. Isso é muito pouco, ou melhor dizendo, o mínimo que deve ser feito. A realidade, é que, para avançar nos rumos de uma Constituição popular, tem que se enfrentar os interesses dos privilegiados e para isso é preciso de coragem política para fazer.

Nenhum comentário: