terça-feira, 31 de maio de 2011

Debate Sobre as Drogas

Não sou fã do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas considero valida sua opinião sobre a descriminalização da maconha. Independente de ser contra ou a favor de se descriminar essa droga, penso que é importante o debate sobre esse assunto tão importante e atual em nossa sociedade. Acho que a sociedade deve debater esse assunto de uma forma lúcida, pois a política de criminalização já deu provas de total fracasso.
Penso que tratar o usuário como um bandido não é a melhor forma de se diminuir o consumo dessas substâncias, mas sim, em muitos casos o dependente quimico precisa de ajuda e auxílio, ser amparado de alguma forma para se recuperar do vício.
É necessário um forte investimento em clínicas de reabilitação, e também um olhar mais humano para uma questão que muitos tratam como apenas caso de polícia.
Necessitamos também de uma política de conscientização das pessoas para os malefícios das drogas, não de uma forma autoritária, mas sim pedagógica, mudando nossa cultura social que é de repressão, para uma cultura de conscientização.
A sociedade precisa ser ativa nesse debate, caso contrário, esse assunto vai ficar apenas nas mãos de burocratas e aproveitadores políticos, que usam esse tema tão delicado para conseguir votos em futuras eleições.

Nenhum comentário: