segunda-feira, 13 de junho de 2011

Chávez x Lula?

Ns últimos dias vem se propagando na grande imprensa, uma eventual disputa ideológica na América Latina, entre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, contra o ex presidente do Brasil, Luis Inácio da Silva. Essa suposta disputa se daria por uma divisão nos países latinos, entre os chavistas, que seriam: Evo Morales (Bolívia), Rafael Correia (Equador), contra os Lulistas: Humala (Peru), Mujica(Uruguai), entre outros.
O estilo lulista de governar, um esquerdismo moderado, estaria vencendo o modo chavista, um esquerdismo mais radical, dentro do nosso continente, pois a esquerda moderada estaria tendo mais sucesso nos últimos pleitos eleitorais, onde os candidatos do campo progressista estariam fujindo da imagem do venezuelano Chávez.
Tanto a esquerda, dita moderada, quanto a esquerda considerada radical, devem tomar muito cuidado com essa divisão que meios de comunicação tentam emplacar perante esses governos, que na verdade tem em mente o mesmo fim: diminuir as desigualdades sociais, crescimento econômico, democracia, etc.
Tudo isso não passa de uma tática para desarticular os governos progressistas da região, que vem vencendo eleições, deixando a ideologia neoliberal cada vez mais distante em nosso continente. O que a mídia conservadora e a direita desejam é uma desarticulação do campo progressista, para enfraquecer o Mercosul e a Unasul, e como consequência a volta de governos que retornem com o consenso de Washington, com a volta do estado mínimo, das privatizações, e com tudo isso a volta da estagnação econômica, que foi a marca dos governos neoliberais, quando essa ideologia se alastrou pela América Latina.
Chávez e Lula são parceiros, quem não se lembra da ajuda de Lula, quando da greve da PDVSA, onde o governo brasileiro ajudou nossos vizinhos com o abastecimento de gasolina. Chávez é parceiro do Brasil, onde inclusive tem uma parceria na refinaria Abreu e Lima em Pernambuco.
Penso que a liderança de Lula na região foi de fundamental importância para as vitórias do campo progressista, e foi importante também para a consolidação de Chávez na Venezuela, ou alguém acha que se o presidente fosse Serra , o venezuelano teria se consolidado como um importante parceiro estratégico para todos os países vizinhos do continente?
É óbvio que Lula e Chávez tem suas diferenças, assim como o Brasil e a Venezuela tem correlações de forças que também não são iguais, assim como o Paraguai do Lugo, a Argentina de Cristina, todos esses países irmãos tem diferenças em sua conjuntura, mas isso não significa que são inimigos. O máximo que pode se dizer, é que podem usar estratégias diferentes para conseguir as melhorias para seus povos, mas dentro de uma visão macro, precisam estar unidos, pois só unidos teram um continente forte, soberano e ser um contraponto aos interesses dos EUA em nossa região.

Nenhum comentário: