quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Centro de São Paulo

O Centro de São Paulo é um ambiente em que podemos fazer uma análise da questão social da cidade. Nessa região a desigualdade da maior cidade da América Latina é visível, pois se concentra varias pessoas, desde morador de rua, prostitutas, drogados, mas também pessoas fazendo compras em lojas, turistas que vem conhecer o centro etc...
Tão perto do centro existe bairros de elite, como Higienópolis, o que mostra claramnete as desigualdades de São Paulo, uma cidade tão rica, mas com disparidades sociais preocupantes e que parece não ter fim.
Não se pode passar por essa região, sem ver o quanto o capitalismo é selvagem, desigual, desumano, intolerante, preconceituoso, pois São Paulo que é o grande centro financeiro do país, não consegue resolver os problemas socioeconômicos, pelo contrário, esses problemas parecem cada vez aumentar mais.
Projetos de revitalização do centro são meras maquiagens, para fazer uma limpeza urbana, que apenas quer esconder a pobreza que existe na cidade, jogando essas pessoas a margem da sociedade, com a participação do aparelho repressivo do estado, a popular policia, que expulsa mendigos da região, tira os seus colchões de dormir na rua, uma verdadeira prática fascista e desumana do estado perante seus cidadãos que merecem ser respeitados, independente de serem moradores de rua ou não.
Em São Paulo e principalmente no centro, se passa um verdadeiro crime contra os direitos humanos, um estado policialesco, que marginaliza sua população mais carente e que precisa é do apoio do Estado, com políticas de assistência social, para a recuperação do desenvolvimento do ser humano.

Nenhum comentário: