sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Argentina e Messi

A Seleção de futebol da Argentina vem demonstrando um péssimo futebol até agora na Copa América, que está ocorrendo na própria Argentina.
Considerada a principal favorita ao título, por jogar em casa e ter o melhor jogador do mundo, Messi, os hermanos empataram seus 2 jogos até aqui, contra a fraca Bolívia e a razoável Colômbia, apresentando um futebol muito aquem das expectativas dos torcedores.
A imprensa e os "especialistas" de futebol já colocaram toda a culpa no mal futebol dos bicampeões mundiais em sua principal estrela, Leonel Messi!
Dizem que Messi não joga o mesmo futebol na seleção, o que joga no seu clube, o Barcelona, se esquecendo que Messi ja decidiu um jogo contra o arqui rival Brasil e foi fundamental no título olímpico, da Argentina em 2008, título esse que o futebol brasileiro ainda não possui.
O melhor comentário que vi sobre a situação do fotebol argentino e Messi, foi do bom jornalista esportivo Fernando Fernandes. Ele disse que o atual momento do futebol argentino é reflexo da ma administração de seus dirigentes, que assim como no Brasil, se perpetuam no cargo e mostram suas incompetências administrativas.
Todo mundo sabe que o futebol argentino passa por uma profunda crise, que culminou com o rebaixamento de um dos seus maiores clubes, o River Playte, tal tradicional na América Latina, bicampeão da libertadores.
Quanto a Messi, quando o conjunto não vai bem, fica complicado o indivídual aparecer, e é natural que com o conjunto do Barcelona indo muito bem, seu futebol aparece com mais naturalidade. Quando o coletivo da seleção argentina se encaixar, seu futebol também vai parecer na seleção.
Temos vários exemplos: Pelé na Copa de 70, seu futebol mágico apareceu, por que o conjunto daquela fantástica seleção estava muito bem encaixado, o coletivo estava bem. Ronaldo na Copa de 2002 idem, Maradona em 1986, etc...
A Argentina, com todos esses problemas, ainda pode chegar longe na Copa América, pois tem tradição, camisa, joga em casa, tem o melhor jogador do mundo na atualidade, mas assim mesmo precisa refletir sobre o atual momento do seu futebol, também fora das 4 linhas. Esse é o principal problema, e não Messi!

Nenhum comentário: