terça-feira, 26 de julho de 2011

Mestre Telê

Se estivesse vivo Mestre Telê Santana estaria completando 80 anos hoje. O primeiro treinador a ganhar o campeonato brasileiro em 1971, como o Atlético MG, é sem dúvida o maior treinador da história do futebol brasileiro!
Telê foi um apaixonado pelo futebol arte, bem jogado, com espetáculo dentro das 4 linhas, sendo um ícone do futebol brasileiro e mundial.
O mestre foi treinador da seleção brasileira por 2 oportunidades, nas copas de 1982 e 1986, e mesmo não ganhando nenhuma brindou o mundo com um time que dava espetáculo dentro de campo, jogando um futebol ofensivo com a cara do futebol brasileiro. Essas duas perdas de mundiais fizeram muitos acharem que Telê seria um treinador pé frio, apesar de ele já ter ganhado na época um brasileiro e colecionado títulos estaduais pelo Brasil.
Em 1990 o mestre começava sua trajetória no São Paulo FC, onde alcançou suas maiores glórias como treinador, acabando de vez com a injusta fama de pé frio, fama essa totalmente injusta por uma parte da imprensa e de alguns ditos "conhecedores de futebol"!
Logo no seu primeiro trabalho no tricolor paulista levou o time a final do camponato nacional, perdendo para o rival Corinthians. Apesar do tropeço na decisão, era claro que Telê estava fazendo um ótimo trabalho, pois pegou o time em uma péssima situação na temporada e conseguiu levar a decisão do brasileiro. No ano seguinte veio as primeiras de muitas conquistas, o brasileiro e o paulista, se vingando do Corinthians na decisão do estadual. Nesse mesmo torneio brilhou a estrela de um jogador que foi lapidado por Telê: Raí!
Em 1992 Telê foi ao auge da carreira ganhando a Libertadores da América e no fim do ano o mundial interclubes, batendo o poderoso Barcelona da Espanha. Ainda no mesmo ano o mestre levou o São Paulo ao bi campeonato paulista, ao bater o Palmeiras na final.
Quem achava que Telê já tinha ganhado tudo se enganou, pois ele repetiu os títulos da libertadores e do mundial em 1993, além da supercopa em final eletrizante contra o Flamengo.
O São Paulo de Telê era uma verdadeira máquina de jogar futebol, um time que envolvia o adversário com toques rápidos, muita velocidade e técnica apurada. Telê fez jogadores que eram considerados apenas medianos jogarem muita bola no clube, como os casos de Vitor, Pintado, Dinho e ainda conseguiu fazer Cafú chegar a seleção brasileira.
Na época de São Paulo muitos pediam a volta de Telê ao comando da Seleção Brasileira, mas ele não queria mais, dizia que seleção não era lugar de gente séria.
Telê ainda levaria o São Paulo a terceira final seguida de libertadores em 1994, perdendo a decisão nos penaltis para os argentinos do Velez, mas isso não apaga as conquistas desse magnífico treinador pelo clube.
Telê Santana faz muita falta no futebol de hoje, na verdade quem viu os times de Telê jogar devem achar o futebol brasileiro de hoje uma chatice, afinal nada aqui no Brasil se compara ao mestre, nenhum treinador. Provavelmente se estivesse entre nós o mestre estaria muito triste com o atual futebol brasileiro, mas estaria feliz com o Barcelona e com Messi.
Uma coisa deve ser dita, QUANTA FALTA FAZ MESTRE TELÊ SANTANA!!!Que o futebol brasileiro retome o seu legado, seus ensinamentos e o mais importante, o seu caráter!!!
Valeu mestre!

Nenhum comentário: