terça-feira, 19 de julho de 2011

Os Legados da Ditadura

A Ditadura Militar acabou no Brasil faz 26 anos, mas deixou marcas profundas dentro da nossa sociedade mesmo depois do fim desse regime de tristes lembranças para a nação.
Acredito que o pior legado da ditadura é a questão de ter deixado o povo sem cultura! Infelizmente isso está vivo até os dias atuais, pois a palavra cultura ficou vulgarizada, sendo considerada para poucos, elitista, onde o povão não tem acesso, como se não precisa se de cultura e sim, apenas ser mão de obra barata para a engrenagem do sistema capitalista dominante. As vezes a impressão é que se tem uma auto censura por parte dos mais necessitados, mas na verdade a questão cultural não é ampliada para parte da população. Não se incentiva a ida ao teatro, além de ser caro para os padrões brasileiros, o povo não lê, a leitura deveria ser uma das coisas básicas dentro de uma sociedade que se diz democrática. Não existe proposta de ampliação de bibliotecas públicas para as populações carentes.
Não é só a falta de cultura que a ditadura nos deixou, deixou também o legado da tortura, prática ainda comum com os mais pobres de periferia das grandes cidades do Brasil. Não acredito que exista alguém que ainda tenha dúvidas de que pobres, negros, prostitutas sofrem com o aparelho repressivo do estado.
Ainda existe pessoas que pensam como na ditadura, pessoas que parecem estar no tempo da Guerra Fria, dizendo por exemplo que Dilma foi assassina, que assaltou banco, essas bobeiras de mentes medíocres e viúvas de Médici que ainda não perceberam que na verdade militantes da democracia como Dilma foram perseguidas, barbaramnete torturadas e foram vítimas do regime que um jornal de grande circulação no Brasil ainda tem a cara de pau de chamar de ditabranda!!!
Se não acontecer um processo de organização de um projeto de cultura para os povos, continuaram existindo pessoas que pensam dessa forma conservadora, que vão continuar votando nos Bolsonaros, Malufs da vida...
É necessário um maior incentivo para uma leitura do nosso passado recente para esclarecermos as pessoas que muitas vezes, na inocência acabam reproduzindo mentiras que de tanto se repetirem acabam virando uma verdade, como na tática nazista.
Se depender dos meios de comunicação não conseguiremos retransmitir esse passado, pois esses meios não tem nenhum interesse de contar a verdade dos fatos, pois muitos deles ficaram do lado da repressão e não do lado do povo oprimdo.
A cultura precisa ser prioridade para o acerto de conta com o passado e não se repetir os erros que culminaram com um regime que estrangulou o pouco de cultura que ainda tinhamos.

Um comentário:

José Antero Silvério disse...

É, realmente a propaganda é a alma do negócio.
Eu vi um comentário seu anunciando o seu "blog". Pensei com os meus botões: - Não custa nada dar uma olhada. Gostei.Como você está falando sobre ditadura, não deixe de conhecer a seguinte obra:

Título: OS SENHORES DAS GERAIS;
Sub-título: OS NOVOS INCONFIDENTES
E O GOLPE DE 1964.
Autora: HELOISA MARIA MURGEL
STARLING
Editora: VOZES.

Nela você verá como tudo começou. Trata-se de uma tese de mestrado da autora.
Um abraço.