terça-feira, 2 de agosto de 2011

Corrupção

Diferentemente do que tenta reproduzir a grande mídia,a corrupção não é uma prática que começou com o governo do PT, muito pelo contrário, a corrupção é antiga tanto no Brasil como em todo o mundo.
Para ficarmos em alguns exemplos brasileiros podemos citar Ademar de Barros,uma espécie de Maluf dos anos 50 e 60 do século XX. Falando em Maluf, esse é um grande nome ligado a práticas ilícitas no Brasil, mais precisamente em São Paulo.
Muitos dizem que durante o governo Militar (1964-1985)não existia corrupção, mas é claro que isso é uma grande falácia, afinal, não se podia apurar nada pois o país viva um regime autoritário.
Em tempos mais recentes temos a figura de Fernando Color de Melo que foi o primeiro presidente eleito após a redemocratização do Brasil e acabou sendo também o primeiro a sofrer um processo de impeachement em 1992, por denúncias de corrupção em seu governo.
Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002)também aconteceram casos de corrupção que infelizmente a grande imprensa tenta esconder até hoje, como no caso das privatizações e do processo de aprovação da reeleição, com a compra de deputados para a aprovação desse projeto que culminou com a reeleição de FHC em 1998.
Não se pode esquecer do mensalão tucano, comandado pelo atual senador por Minas Gerais do PSDB Eduardo Azeredo, que para muitos é o verdadeiro pai do mensalão.
Com esse texto não estou querendo passar a imagem de que o PT seria um partido sem corruptos, pelo contrário, infelizmente o Partido dos Trabalhadores também teve condutas deploráveis, como o financiamento de campanha com dinheiro não contabilizado, o popular caixa 2, além da história do mensalão que para muitos na verdade seria caixa 2 e não mesada para políticos aprovarem projetos do governo no congresso. Porém isso não deixa de ser um crime abominável dentro da sociedade.
O que acontece é que o sistema capitalista é um sistema corrupto por si só, o modelo é falho e da espaço para a prática de corrupção, não só no Brasil, mas também em países considerados de primeiro mundo. Ou alguém acha que não há corrupção na Europa, nos EUA, etc?
Em um sistema que se baseia na desigualdade social extremas a corrupção acaba aparecendo naturalmente em todas as esferas da sociedade, tanto na classe política, como entre a classe trabalhadora, burguesia, classe média, em fim, em todos os ramos da sociedade.
Corrupção e capitalismo andam de mãos dadas, um é reflexo do outro, capitalismo signica CORRUPÇÃO!

Nenhum comentário: