quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Repensar o Futebol

O esporte de maior paixão nacional passa por um momento delicado em se tratando de seleção brasileira, CBF, corrupção, etc. Acredito que o futebol não só no Brasil, mas no mundo todo deve passar por um momento de reflexão, para no futuro não perder seus apaixonados torcedores.
Falando em especial do Brasil, podemos fazer uma análise do futebol passando desde a parte técnica, até a entrada desenfreada do dinheiro nesse esporte tão popular em nosso país.
Infelizmente a Seleção Brasileira de futebol não encanta mais nenhum torcedor que adimira o futebol arte, do espetáculo, dos dribles, do show, que foi substituido por um futebol burocrático, feio e de resultados a qualquer custo.
Muitos podem dizer que vou entrar em uma discussão totalmente ideológica, utópica e marxista, mas mesmo assim nada me faz pensar diferente do que vou escrever nesse texto.
Penso que a entrada do capitalismo no futebol, a partir de meados dos anos 80, com patrocínio em camisas,altos salários pagos a jogadores e técnicos, com empresas entrando de vez no futebol, com a profissionalização mais do que consolidada nesse esporte, acabou de uma certa forma mudando o pensamento de ver futebol. O futebol acabou ficando muito sério, afinal onde tem dinheiro...
Com o futebol cada vez levado mais a sério por todos, inclusive por torcedores, o espetáculo foi deixado de lado, e o resultado ficou como o fundamental, o importante acima de tudo. A pressão por resultados é muito grande, fazendo técnicos serem os grandes vilões nas derrotas. Essa pressão em cima dos treinadores por resultado fazem os técnicos pensarem apoenas no resultado, e acabam colocando seus times para jogarem de uma forma feia, retrancada, sem brilho ao espetáculo.
O dinheiro tambéma aumenta a possibilidade da corrupção no futebol, isso acaba criando as cobras, como Ricardo Teixeira, Eurico Miranda, Andres Sanches, entre outras figuras que deveriam ser arrancadas desse meio.
Não estou aqui pregando que o futebol volte a ser amador, mas o que gostaria de pedir as pessoas que amam o futebol a refletir sobre a entrada desenfreada de dinheiro no futebol, que acaba manchando o futebol arte.
É um processo longo, difícil e delicado, mas não podemos mais ficar vendo partidas medíocres, jogadores que só pensam em uma boa transferência para a europa, e o espetáculo deixado de lado.
Devemos voltar a priorizar a arte, e não o resultado a qualquer custo. E nem o dinheiro a qualquer custo!

Nenhum comentário: