terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lula

Depois de quase um ano fora do status de Presidente da República, podemos fazer uma análise mais detalhada sobre o governo de Luis Inácio Lula da Silva. Antes de analisar o seu governo é importante dizer que Lula já tinha sido um grande líder sindical que liderou greves no ABC paulista no final da década de 70 e começo dos anos 80. Só isso ja bastaria para Lula ser respeitado como um grande brasileiro, motivo de orgulho para a classe a trabalhadora em geral.
As greves comandas pelo sindicalista Lula foram de extrema importância para a classe trabalhadora conseguir melhores salários, além do que o movimento sindical ter sido de fundamental importância para derrubar o regime militar de tristes lembranças.
Lula também tem grande importância para a construção do PT (Partido dos Trabalhadores), sendo um de seus fundadores e até hoje principal figura do partido. Foi com o PT que Lula conseguiu se eleger deputado federal nos anos 80, na época sendo inclusive o deputado mais votado.
Lula ajudou na elaboração da Constituição de 1988 e foi um dos deputados mais influentes da época, ganhando ainda mais destaque no cenário da política brasileira.
Em 1989 com à primeira eleição direta para presidente pós ditadura, Lula se lança candidato e se torna o grande representante da esquerda ao lado de Brizola e da classe trabalhadora nesse pleito. Consegue um grande apoio popular e vai ao segundo turno, enfrentando o candidato da direita Fernando Collor de Melo. Infelizmente essa eleição foi marcada pelo jogo sujo da campanha de Collor e da Rede Globo que manipulou o debate final entre os dois candidatos, além de outras sujeiras já conhecidas do grande público. Collor acabou vencendo, para a ruína do país e dos brasileiros...
Apesar da derrota Lula não desanimou, na verdade Lula se aprofundou mais sobre a realidade do Brasil, perdeu mais duas eleições em 1994 e 1998. Porém Lula estava cada vez mais calejado sobre a realidade brasileira. Viajou por todo o Brasil com sua caravana e ficou mais maduro para desafios que viriam.
Em 2002 finalmente alcança o sonho de se eleger Presidente do Brasil ao derrotar no segundo turno o tucano José Serra. Nessa vitoriosa campanha Lula foi diferente de pleitos anteriores. Era a estréia do "Lulinha Paz e Amor", mais moderado para conseguir o apoio de setores conservadores da sociedade, Lula mostrava seu lado conciliador.
Durante o começo de seu primeiro mandato Lula reproduzia por todos os lugares em que passava, que o país precisava de um Pacto Social. Era a forma que ele encontrava para conseguir a famosa governabilidade, pois seu governo não tinha uma base sólida no Congresso e dessa maneira seria difícil aprovar projetos e consequentemente se reeleger em 2006.
Não foi fácil o começo de seu governo. Uma parte da esquerda, impaciente, se sentia decepcionado e traída com Lula no poder, não se conformando com alianças políticas que Lula fazia, com Sarney por exemplo.
Apesar do descontentamento de setores progressistas da sociedade, Lula foi aos poucos conseguindo montar um governo que também ajudaria os mais necessitados do País. O Bolsa Família começa a engrenar, além dos aumentos reais do salário mínimo que fazia a popularidade do ex torneiro mecânico se manter em alta expressiva.
As elites ganharam muito dinheiro com Lula, mas sejamos justos, os pobres também começaram a melhorar de vida com o seu governo. Lula expandiu o consumo interno, os pobres iam as compras, pois o salário estava melhor e a economia rodava, inflação controlada, apesar dos juros nas alturas...
Veio o escândalo do mensalão em 2005. O pior momento de seu governo, uma ameaça para sua reeleição. A imprensa batia firme como jamais bateu em nenhum outro governo. O inesperado aconteceu, Lula saiu mais fortalecido da crise e consegue se reeleger em 2006, batendo Geraldo Alckmin no segundo turno.
Sim, é verdade que o governo Lula teve escândalos de corrupção, mas é verdade também que foi o governo que mais investigou a corrupção, estruturou a Policia Federal e muita gente de colarinho branco foi pra cadeia.
Seu segundo mandato à partir de 2007 foi mais tranquilo, pois a economia continuou bombando mesmo com a crise do capitalismo de 2008, quando Lula acertou ao dizer que no Brasil seria uma marolinha, e foi.
Seu governo no momento da crise fez diferente da maioria do mundo e aproveitou para baixar os juros, fez investimentos públicos, aumentou o salário mínimo, apostou no bolsa família, e com essas medidas tirou milhões da linha da miséria e construiu uma nova classe C.
Sua política externa foi mais diversificada, fez alianças com a África, América do Sul, além de ter barrado a Alca e se livrado do FMI.
Foi o governo que mais construiu universidades, e hoje o pobre, o negro também pode fazer faculdade. Antigamente isso era coisa para ricos e brancos de olhos azuis!
É claro que Lula deixou a desejar em muitas outras coisas, como na questão agrária, na democratização da comunicação, reforma política, entre outras coisas, porém, dentro da atual conjuntura e da democracia representativa, não se podia fazer muito mais que isso. E já foi muito. O sistema capitalista não permite mais do que esses avanços e para se avançar mais é necessário uma ruptura com o sistema. Para isso o povo deve estar preparado para uma grande luta e se mobilizar para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Acredito que Lula já deu sua contribuição, mesmo que muitos não adimitem isso, mas é fato. Dentro das limitações do sistema não tivemos Presidente melhor do que Lula.
Ele não é nem o sapo barbudo comunista comedor de criancinhas que a direita dizia, nem um traidor neoliberal que a esquerda radical e impaciente tenta o qualificar.
É um centro esquerdista, social democrata que tem os seus defeitos, mas que tem que ser respeitado por ser um grande brasileiro que tirou muitos da miséria.

Nenhum comentário: