sábado, 28 de janeiro de 2012

Dilma e as pesquisas

A última pesquisa datafolha aponta que a presidenta Dilma, em seu primeiro ano de governo, tem aprovação recorde, superando os primeiros anos dos governos de Lula.
Muitas pessoas que analisam a pesquisa devem pensar que essa aprovação recorde significa que Dilma seria ainda melhor que Lula, no seu primeiro ano de mandato e que a presidenta estaria satisfazendo a população brasileira. Penso de uma forma um pouco diferente.
O que acontece é que o povo no modo geral, vê o governo Dilma como continuidade do governo Lula, fazendo uma análise mais ampla, de 9 anos de governo do PT, e não apenas 1 ano de Dilma.
Realmente se a análise for macro, o governo é aprovado, pois em 9 anos de PT no poder a economia melhorou, o desemprego caiu, a inflação foi controlada, o salário mínimo aumentou, o bolsa família é uma realidade concreta que ajudou a tirar muitas pessoas da miséria, etc.
Dilma ainda surfa na popularidade de Lula, mas não vai ser assim pra sempre e Dilma sabe disso.
Talvez com o passar do tempo, em pesquisas futuras esses números de aprovação podem até cair, e isso é natural.
Para que isso não aconteça, Dilma precisa avançar em temas que o governo Lula não avançou o suficiente, como na questão dos juros, que apesar das últimas quedas ainda são os mais altos do mundo.
Outros temas estratégicos devem voltar a tona, como as reformas tributária, política, agrária, comunicação, entre outras que o país precisa com urgência para nossa democracia ser mais completa.
Uma boa notícia é a reaproximação de Dilma com os movimentos sociais. Essa semana a presidenta prestigiou o Forum Social Mundial, deixando de lado o forum econômico de Davos, que é a reunião dos grandes países capitalistas, onde os representantes da burguesia se reunem para tratar de seus problemas econômicos.
Dilma começa bem o ano, espero que ela saiba quem são seus verdadeiros aliados, os movimentos progressistas, que ajudaram a elegê-la.

Nenhum comentário: