quarta-feira, 9 de maio de 2012

Capitalismo

O capitalismo se apropria de tudo.
As Igrejas viraram comércio, com padres cantores vendendo disco, pastores ficando milionários virando fazendeiros a custa de pessoas simples de fé.
A Educação também entrou nessa, com faculdades de fachada para enriquecer políticos que abrem faculdades sem a mínima condição estrutural para oferecer aos alunos.
Cultura nem se fala!Só pode ir no Teatro quem tem grana, pois os espetáculos são caros, deixando a população sem chance de ganhar um pouco de cultura, além de livros caros, diminuindo a leitura de boa parte da população.
Televisão é só propaganda! Programas esportivos viraram programas de publicitários que pensam que são jornalistas.
Jornais impressos tem mais propaganda de bancos do que notícias.
O capitalismo realmente é sedutor, isso é inegável, mas precisa de um freio, se não tudo vai virar mercadoria. Ou já virou?
O neoliberalismo alarga o capitalismo. Coisas essesnciais viram mercadoria, como Saúde e Educação.
Não podemos esquecer da indústria farmaceutica, cada vez mais poderosa a custa de doenças das pessoas.
O capitalismo não ta preocupado com o ser humano. Se morre um nasce dois.
O capitalismo não será eterno, como muitos  equivocadamente pensam, assim como pensavam que o Feudalismo e a Escravidão também seriam.
O sistema capitalista vai ter fim, mas meu medo é aparecer coisa pior, será possível?
O sistema econômico e social mais justo é aquele em que o Ser Humano vem em primeiro lugar.
Marx pensava que o comunismo tinha essa função de pensar no Ser Humano.
Eu penso que o socialismo ainda é melhor caminho para as próximas gerações, mas é necessário admitir os erros das tentativas de implantação desse sistema no passado.
Na verdade o que tivemos foi um capitalismo de Estado, em especial na antiga União Soviética. Os trabalhadores não se emanciparam, não eram eles que controlavam as fábricas e sim o Estado. É claro que o Estado é necessário no princípio do processo revolucionãrio, Marx já dizia isso no Manifesto Comunista e esse processo poderia durar um bom tempo. Mas o erro é burocratizar o Estado e consequentemente o processo revolucionário.
Os trabalhadores no socialismo devem ter o controle dos meios de produção e o Estado seria apenas um gerente desse processo de ruptura do capitalismo para o socialismo.
O Estado serviria para reprimir os contra revolucionários que existem durante a fase de transição de qualquer revolução desde a burguesa até a socialista.
O Estado servindo os trabalhadores ao contrário do capitalismo, onde os trabalhadores servem ao Estado.
É claro que cada país tem suas dificuldades, pois muitos países poderiam ter um capitalismo atrasado, que era o caso da Rússia, e aí você precisa desenvolver as forças produtivas, desenvolver o capitalismo para poder socializar a riqueza.
Mas pensando em um possível socialismo no futuro, penso que não teria esse problema, pois na grande maioria dos países o capitalismo está mais do que consolidado.
Portanto o processo econômico do socialismo seria muito mais fácil na atualidade do que foi no passado e as chances de dar certo seriam muito maiores.
A crise capitalista na Europa é uma grande oportunidade da esquerda voltar a pensar em um projeto socialista no século XXI.
É hora de mobilizar os trabalhadores, o povo em geral para uma transformação da sociedade., uma transformação do mundo.
É o momento de união de partidos de esquerda, trabalhadores, intelectuais, movimentos sociais, para a discussão de um projeto para o mundo. Um projeto popular, socialista e humanitário.

Nenhum comentário: