quinta-feira, 28 de março de 2013

Habitação

São Paulo é a cidade mais rica do Brasil, porém em aspectos de distribuição de riqueza e de moradia a capital paulista parece estar no século XIX.
Uma cidade com a riqueza de São Paulo tem problemas sociais e de desigualdades que são um absurdo.
Na atualidade um dos principais problemas dessa cidade é a questão do déficit habitacional visível aos olhos dos mais atentos e preocupados com os problemas de São Paulo.
A especulação imobiliária  ganha cada vez mais força nessa cidade . Os especuladores tem a força do poder econômico e a aliança com políticos que por interesse, acabam dando suporte para as ações desses especuladores.
Grandes construtoras financiam campanhas eleitorais de políticos que acabam se vendendo para o sistema em troca de favores financeiros em suas campanhas. Nesse caso é fundamental uma reforma política que acabaria ou diminuiria a farra de grandes empresários oportunistas que só pensam em aumentar suas contas bancárias. Isso é uma das razões para a necessidade de no Brasil as campanhas políticas serem financiadas com dinheiro público. Bom, mas aí já é outra história, talvez ainda mais complexa.
Voltando ao tema do déficit habitacional, precisamos ter consciência que a falta de habitação para as pessoas mais pobres afeta a maioria nessa cidade, direta ou indiretamente.
Com a farra da especulação, prédios de luxo são construídos em áreas valorizadas, varrendo desses lugares as camadas populares obrigadas a sair de suas humildes casas para garantir o conforto de uma elite paulistana, que só pensa em seu próprio umbigo e não está nem aí para os problemas sociais da cidade.
Os pobres são jogados para a periferia, acabam montando barracos para habitar, pois o poder público não toma providências  e não chama a responsabilidade para si nesse terrível drama dos pobres das grandes metrópoles, em especial em São Paulo. E ainda tem gente que não sabe por que existe favelas!!!
Abandonados na periferia, os pobres que precisam trabalhar para se sustentar, precisam se deslocar para os  grandes centros, afinal é onde está concentrado a maioria dos empregos.
Com isso os transportes públicos como metrô, trem, ônibus, etc. ficam lotados e seres humanos ficam espremidos como sardinha em lata. Ou seja, o ser humano tratado como bicho. E quando o ser humano é tratado como animal certamente ele vai agir como um animal.
Que o Prefeito Haddad esteja atento a questão habitacional. Certamente ele ganhará prestígio com os mais necessitados dessa cidade.

Nenhum comentário: